quinta-feira, 12 de julho de 2012

FERRAMENTAS BÁSICAS PARA SCRAPBOOKING


Ei Pessoal, quanto tempo não é?  
Ando meia sumida com tanta correria e finalmente fazendo alguns cursos que havia muito tempo que eu queria fazer.
Hoje trago para vocês algumas ferramentas básicas para quem quer fazer scrapbook.
Em falar em ferramentas básicas muitas de nós temos tudo na ponta da língua, mas para quem acabou de conhecer esta arte fica indecisa em saber o que comprar primeiro, são tantos produtos disponíveis no mercado então vale a pena as dicas aqui!!!!

Primeiramente vamos precisar:    

Base de corte: Permite que você corte os materiais sobre ela protegendo sua mesa. Além disso ela já vem marcada em cm ou polegadas, (para quem não sabe, aqui no Brasil as medidas é em CENTÍMETRO mas no Estados Unidos é em POLEGADAS) facilitando o corte preciso do papel. O estilete não danifica a base, que tem uma característica de se auto ajustar, fechando os cortes feitos em sua superfície. É vendida em vários tamanhos desde 31 x 31 até 1 metro de largura. Existe bases nas medidas de A3- 300x450mm, outro tamanho A2 - 600x430mm. Não tenham pena de cortar a base, porque é pra ela ser usada mesmo, sem pena.

2) Estilete :
Muito usado para cortar o papel, sobre a Base de corte. Pode ser qualquer um desde que tenha um corte preciso.



 3) Régua Metálica: para apoiar o corte com o estilete. A régua metálica não desgasta como a régua plástica, pois quando o fio do estilete passa, não tira lascas do metal. E isso te dará precisão no corte, sem falar da durabilidade.


4) Cola para Scrapbook: precisa ser acid free se você for trabalhar com fotos, álbuns de fotos. O ácido corrói as fotos, e com o passar dos anos dá aquele aspecto amarelado e feio nas fotos. A cola própria para scrap é um pouco mais cara do que as colas comuns, mas vale o investimento.




Mas se você for trabalhar com caixas, convites que você não vai trabalhar com fotos você pode usar a Cola CASCOREZ RÓTULO AZUL, é uma cola própria para artesanato.




5) Fitas Dupla Face: são encontradas em dois tipos: a fita dupla face e a dupla face chamada Fita Banana. A fita dupla face simples ou normal é utilizada para colar detalhes mais finos. Já com a dupla face espumada é usada para dar destaque ou relevo a detalhes do projeto de scrap.


Existe também no mercado a Fita dupla face da 3M que também é Acid Free. A característica dessa fita é que nas laterais é picotada, fácil de cortar os pedacinhos e ela é maior que a da Tec por isso que custa o dobro do valor. A última que eu comprei custou média de R$ 11,00. Ela vai durar mais. 


Para fazer um destaque de um alto relevo podemos usar a chamada FITA BANANA. Ela tem esse nome pelo aspécto de espuma, ela também é dupla face.



6) Tesoura: corte somente papel com ela, para que ela não perca o fio. E recortar a fita banana NEM PENSAR!!!! Prefira cortar a fita banana com o estilete ou tenha uma tesoura só para a cortar a fita banana.  A tesoura pequena é melhor para recortar papéis, a grande para corta tecidos.

a) Tesoura de Precisão - famosa por ter um corte preciso, e por ser confortável de usar, com cabo emborrachado que não fica escorregando. Tem pontas afiadas e vem com uma capinha para proteção. 



a) Tesouras de bordas - essas existem várias, com os mais diferentes modelos. 


b) Tesoura Grande - Boa para cortar papéis mais grossos e para cortes simples, sem muitos detalhes. 
c)  Tesoura para Costura - Não deve ser usada para nada além disso, pois precisa ser bem afiada para o corte ficar bom, sem mastigar o pano.
d) Tesouras de bordas - essas existem várias, com os mais diferentes modelos. 



7 - Canetas 
(tinta de pigmento, tipo nanquin, acid-free, archival-quality).
Para escrever nos projetos (journaling), você poderá usar para retocar os enfeites de sua página.

Canetas Tipo: Uniball Signo ou caneta gel. 



A caneta Stabillo, não é acid-free. 


8 - Lenço umedecido
Pode ser de qualquer marca. Ele é muito bom para limpar as mãos e ferramentas.

9 - Lápis ou lapiseira
Dê preferência ponta macia, lápis nº 2 HB ou B. Lapiseira ponta 0,7 ou 0,9 TB HB, por que mais macio esse grafite. Elas não marcam o papel, são ótimas para traçar linhas guias.

10 - Borracha macia
Para não deixar manchas no papel.



11 - Carimbeira
Iria colocá-la nas ferramentas intermediárias, mas acho que um trabalho sem a carimbeira fica parecendo colagem. O efeito de sombra, envelhecimento que ela produz, valoriza muito o projeto.


DIFERENÇA ENTRE CARIMBEIRAS


EXTRAÍDO: http://www.creativescrappers.com.br/forum/showthread.php?t=12794

Vamos entender agora os diferentes tipos de carimbeiras que encontramos no mercado hoje em dia, existem 3 tipos de carimbeiras:
Chalk, Dye e Pigment Ink

Vou falar brevemente sobre as três para ver se assim, conseguimos entende-las e fazer melhor uso destas nossas companheiras.

Chalk

As carimbeiras tipo Chalk tem a secagem muito rápida, não dando tempo para fazer embossing.
São perfeitas para utilizar também em acabamentos de distressing ou então fazer fundos de figuras.
Dentre as marcas mais encontradas temos a da Hero Arts


E da ColorBox versão full size


Versão Flower onde elas se separam


E versão Cat´s Eye muito boas para manusear em pequenos espaços.



Dye

As carimbeiras tipo Dye tem um tempo médio de secagem, utilizada nas maiorias dos trabalhos.Pode ser utilizada com o pó de emboss, mas a cobertura não ficará perfeita...resultará em um efeito de casca de laranja.
No caso da Memento, se por acaso ao carimbar uma figura houver alguma falha no desenho final, logo após a carimbada, pode-se utilizar as canetas memento para encobrir a falha e ela ficará perfeita!
A carimbeira Memento é ótima para ser utilizada quando utilizamos canetas tipo Copic pois não mancha a pintura e nem o nib da caneta.

Algumas das marcas conhecidas

ColorBox


Tim Holtz/Distress Ink



Inkadinkado



Memento Full size



Dew Drop (parecida no formato com a Cat´s)



E as canetas



Pigment Ink

As carimbeiras tipo Pigment Ink são muito úmidas e demoram um longo tempo para secar.
São perfeitas para embossing, pois resultam em uma cobertura completa da imagem carimbada.

Algumas marcas conhecidas:

Tsukineko Versafine



Inkadinkado



ColorBox Full Size



ColorBox Cat´s Eye




12 – CARIMBOS – Hoje em dia no mercado existem vários modelos, tamanhos e qualidades, os nacionais, os importados, os clear stamps, madeira, emborrachados, já viram que são vários.

Carimbos Clear Stamps – Existe em formato de alfabeto, flor, personagens, e muitos outros


  



Carimbos de Madeira

Carimbos Emborrachados


Gabarito de Marcação -  Essa é mais uma novidade do mercado que é uma grande mão na roda para quem está começando, tem em vários formatos como animais, flores,  tema jardim, família, Alfabeto e outros.





Pessoal, espero que vocês tenham gostado dessas dicas para quem está iniciando no mundo do Scrapbook ou que já está na área e alguma informação que não conseguiram aqui nesse post.

bjss

2 comentários:

Mariana de Oliveira Saitu disse...

Olá! Estou querendo começar no mundo do scrapbook mas não acho lojas desses materiais aqui em Campos dos Goytacazes. Só acho na internet (principalmente em São Paulo), mas acaba que o frete não compensa. Poderia me indicar algumas?
Se souber de algum site em que valha a pena comprar (de preferência frete grátis) pode indicar tmb!
Eu só conheço a Kalunga, mas ela n tem kits prontos e folhas decoradas para scrapbook como eu gostaria.

Scrap Mega disse...

Olá Mariana, adorei sua visitinha no meu blog, obrigada mesmo.
Respondendo ao seu comentário, não existe mesmo nenhuma loja que vende Material de Scrapbook que não tenha frete, o frete é a taxa de envio cobrada pelos correio. Desde de quando comecei a uns 8 anos que sempre comprei e paguei com frete. Tem algumas lojas como SCRAP STORE, ARTE PAPEL E PANO, SCRAP WAY BRASIL, são lojas de são paulo e uma loja de goiânia, são lojas que super recomendo, nunca tive problema com elas. E Nessas lojas os valores dos produtos são menores. Tem uma loja em vitória - es que quando estou lá eu vou e eu comparo os preços, e cheguei a conclusão que o que as lojas online cobram mais barato e mais o frete que o valor as vezes sai mais em conta do que se eu for nessa loja em vitória.
Tem no Rio de Janeiro a SCRAP CENTER que como vc é de campos o frete por pac vai sair mais barato. Qualquer coisa pode me procurar